EEB Bela Vista

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Papel da escola

Definição de:


    • CONCEPÇÃO DE MUNDO: define-se o mundo como o conjunto de seres humanos dentro de um ecossistema num contexto sociocultural, integrados aos sujeitos, aos acontecimentos, aos conflitos de liberdade de decisão e as condições de vida tanto em plano individual como coletivo.
    • CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE: concebe-se a sociedade, como formação de grupos sociais pelos seres humanos, para garantirem sua sobrevivência e satisfazerem as suas necessidades, que no momento presente passam pelo grande problema do desemprego, marginalizando-se, vivendo de forma cruciante a exclusão social.
    • CONCEPÇÃO DE HOMEM: O homem é síntese de relações sociais, ou seja, resultado da síntese com os outros humanos e com a natureza, na busca constante de sua sobrevivência. O homem é também um ser histórico, capaz de compreender o passado e projetar o futuro.
    • CONCEPÇÃO DE CRIANÇA: um ser humano em processo de humanização permanente, um cidadão com lugar definido na sociedade, um sujeito cognoscente desde que nasce.
    • CONCEPÇÃO DE ESCOLA: Espaço institucional em permanente construção; agente de transformações sociais e políticas do mundo, sem perder de vista a dimensão coletiva do processo de planejamento que possibilitará redimensionar-se pela participação, integração e interação de todos que se sentem comprometidos com a função dela.
    • CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Segundo Wallon o ser humano se desenvolve no conflito> Sua construção é progressiva e se desenvolve por estágios descontínuos. 
    • CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM: É um processo essencialmente social que ocorre na integração com adultos e companheiros mais experientes, onde o papel da linguagem é destacada.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar à comunidade escolar a formação humana, dando-lhe condições para desenvolver o pensamento, a reflexão a análise crítica, a co-responsabilidade e o discernimento, vivendo sua vivência como HOMEM CIDADÃO, capaz de conscientemente decidir sua vida, seu trabalho, sua política e seu espaço social.

FUNÇÃO DA ESCOLA: A função social da Escola está para além dos conteúdos elencados nas disciplinas e que são trabalhados no decorrer do ano letivo. Como um dos centros de socialização, interação e construção do saber, a escola tem como função, a formação do ser humano como alguém que faz parte da sociedade. Neste sentido, Caçado (1996, p.76) entende que a função formadora da escola considerando as diversas experiências sociais, culturais e intelectuais do aluno. Ou seja, respeitar suas histórias de vida, linguagem, costumes, condições sociais, moradia, lazer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
  • Buscar  a melhoria da qualidade de ensino; assumir com real competência o espaço de sala de aula; dotar o docente e o discente um saber científico, erudito e universal, para que possa situar-se como cidadão. Primar por valores fundamentais como: respeito, solidariedade, boa educação, organização e bom humor; priorizar a disciplina como parte da organização pessoal e grupal e indispensável à aprendizagem; proporcionar ao educando uma educação participativa, criativa, responsável, humanitária buscando alternativas de crescimento, bem com o a realização pessoal; facilitar aos jovens o acesso e a permanência na escola, sem distinção de classe, raça, religião.
  • Permitir aos estudantes matriculados e com frequência regular no Ensino Médio a realização do estágio curricular não obrigatório, com a opção de interveniência de agentes de integração Empresa/Escola, como atividade opcional, acrescido a carga horária regular e obrigatória, com o objetivo de colaborar na preparação para o mercado de trabalho produtivo, conforme Lei 11.788/08.    


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